Atividades serão retomadas a partir do dia 03 de agosto
- Thiago Bekrman Silva Rocha
- 31 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de ago. de 2021
As atividades serão retomadas a partir de terça- feira (03/8). O Plano de Estudos Tutorado- PET está disponível no site Estude em Casa e aplicativo Conexão Escola.
“O recesso escolar que se inicia é um importante momento de pausa para descanso de profissionais e estudantes, para que possamos, em agosto, retomar as ações com foco no desenvolvimento e recuperação dos estudantes e adaptação ao novo modelo de ensino híbrido”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Martins.
A subsecretária também pontua que, no segundo semestre, a retomada das atividades presenciais, que teve início no mês de junho, terá continuidade. “No segundo semestre, teremos a ampliação das atividades escolares híbridas para um maior número de estudantes, alcançando todas as regiões do estado. Por isso, é importante que todos estejam renovados para o retorno à escola com toda a novidade desse momento”, finaliza Izabella.

Segundo semestre
Ao longo do segundo semestre, alunos e professores da rede estadual já têm alguns compromissos marcados. De 12 a 18 de agosto, por exemplo, será realizada a "Semana Estadual das Juventudes", instituída pela Lei nº 22.413 de 2016. A “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988 de 2009, acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro.
Os estudantes devem ficar atentos para realizar a devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) do primeiro e do segundo bimestre. E também à data de disponibilização do material referente ao terceiro bimestre, que estará disponível a partir do dia 17 de julho e será utilizado após o recesso escolar. O PET é disponibilizado gratuitamente para download no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também no aplicativo Conexão Escola 2.0. Para os estudantes que não têm acesso à internet, ele é entregue impresso, da mesma forma como ocorreu nos volumes anteriores. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.
Este ano, o PET passou a ser bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro ao longo do ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual no ensino híbrido.