DIA DA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO
- Thiago Bekrman Silva Rocha
- 28 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2021
O “Dia da Educação” (28/04) é uma data comemorativa que tem como papel reforçar a importância da educação no desenvolvimento da humanidade em diversos aspectos. Diante do grande desafio de garantir o direito à educação das crianças e jovens mineiros durante a suspensão das aulas presenciais nas escolas, em Minas Gerais este 28 de abril marca também um momento para destacar os resultados positivos conquistados pela rede estadual de ensino durante o Regime de Estudo não Presencial, que completa no próximo mês um ano de implementação.
O ensino remoto foi iniciado nas escolas estaduais em maio de 2020. Desde então, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vem desenvolvendo um trabalho incessante e cuidadoso para mitigar as perdas da suspensão das atividades escolares presenciais e dar continuidade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para isso, são ofertadas três ferramentas pedagógicas que funcionam de maneira complementar umas com as outras, contemplando estratégias diversas de acesso, de forma a atender o maior número possível de estudantes: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola; e o programa de TV “Se Liga na Educação”.
Sendo Minas Gerais um estado com uma de rede de ensino robusta e heterogênea, a SEE/MG vem se esforçando para que o ensino remoto chegue a todos os alunos. Os PETs, por exemplo, podem ser baixados no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e estão disponíveis no aplicativo Conexão Escola 2.0, que tem navegação patrocinada pelo Governo de Minas para alunos e professores. Para os alunos que não têm acesso à internet, o material é impresso e entregue gratuitamente às famílias, por meio de um trabalho cuidadoso dos gestores escolares, seguindo todos os protocolos sanitários. Além disso, o material foi todo adaptado para os estudantes público da educação especial. Já o Se Liga na Educação conta com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e é transmitido pela TV aberta para cerca de 82% dos estudantes matriculados na rede pública estadual.