Escola aplicará no dia 21/11 e 22/11 as avaliações do SAEB
- Thiago Bekrman
- 20 de nov. de 2023
- 3 min de leitura

A mobilização da rede estadual de ensino para aplicação das principais avaliações educacionais segue a todo vapor. As avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Governo Federal, e as do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), acontecem nas escolas da rede pública estadual no período de 23 de outubro até 17 de novembro.
Para incentivar a participação de toda a rede e tirar dúvidas sobre as avaliações, que ajudam a formar o diagnóstico da educação básica brasileira e atuam como ferramentas norteadoras de políticas públicas, a SEE/MG promoveu a live “SAEB 2023: Vamos todos participar!”, disponível no canal do Estúdio Educação.
Liderada pelo secretário de Educação, Igor de Alvarenga, a transmissão online contou com a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, e de diretores da rede estadual, que compartilharam suas experiências na aplicação das provas.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a cada dois anos, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes avaliados por meio de testes e questionários. Neste ano, as provas acontecem entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O secretário de Educação reforçou a importância do empenho da rede estadual em motivar a participação dos estudantes, que precisa alcançar 80% do total de alunos aptos à prova na escola. “Fazer e aplicar a prova é um compromisso com a educação mineira e nacional pelas políticas educacionais. Essas provas acontecem independente de governos, por isso é importante aplicar bem e passar esse recado aos nossos estudantes”, pediu Igor.
Igor ressaltou que as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com outras taxas levantadas pelo Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal índice de qualidade educacional do país.
“Queremos um resultado cada vez mais próximo da realidade. Se ele estiver precisando melhorar, nós vamos intervir e trabalhar mais na proficiência e habilidades dos nossos estudantes. Se for um resultado que mostre que estamos trabalhando no caminho certo, vamos intervir para continuar. É sobre produzir as informações necessárias para que possamos tomar as melhores decisões para educação mineira”, afirmou o secretário.
Além das dúvidas sobre o Saeb respondidas durante a live da Secretaria de Educação, gestores e professores podem consultar as diretrizes da aplicação neste link.
Proalfa e Proeb 2023
Com finalidades semelhantes, mas com foco voltado para o mapeamento da educação de Minas, a SEE/MG aplica o Proalfa, para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e o Proeb, para os estudantes do estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, entre os dias 06 a 17 de novembro.
Os dados apurados pelas duas avaliações compõem o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). “Proalfa e Proeb fazem esse diálogo de diretrizes e de políticas públicas que desenvolvemos em toda rede estadual de ensino. Esse é um esclarecimento que a rede precisa compreender e, mais que isso, precisamos transferir esse conhecimento para mobilizar nossos estudantes sobre a importância da participação e do empenho nas avaliações”, destacou a subsecretária Kellen Senra.
“É importante que ambas as avaliações sejam feitas com o mesmo carinho e afinco. O estado trabalha com as duas bases de dados”, reforçou Igor.