top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • Youtube

Jovem ouro-pretano é convidado especial de Curso de Verão promovido pela FGV

O Jornal Voz Ativa apurou que outros dois estudantes ouro-pretanos também foram convidados para o Curso de Verão promovido pela FGV.


Ouro Preto, cidade de inúmeros talentos, em diversos seguimentos, agora tem um morador que elevará mais uma vez o nome da cidade, mas agora por meio da Matemática. Nicolas Aniceto, de 17 anos, morador do Padre Faria, foi um dos convidados a participar do Curso de Verão para alunos do Ensino Médio focado no desenvolvimento da Matemática e Ciências. O curso gratuito e com todas as despesas pagas é promovido pelo Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC) em parceria com a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp).


O evento, que acontece no Rio de Janeiro até o dia 26/01, contará com a presença física de aproximadamente 50 alunos provenientes de sete estados brasileiros, todos eles, assim como Nicolas, oriundos de escolas públicas. Atualmente estudante do IFMG – Campus Ouro Preto, o jovem ouro-pretano gosta de frisar que cursou o pré-primário no “Reino da Alegria” e depois concluiu o Ensino Médio na “Escola Estadual Dom Veloso”.


Nicolas Aniceto falou um pouco da emoção de ser um jovem talento da escola pública selecionado por sua capacidade especial para o aprendizado da Matemática. “É muito emocionante ter sido selecionado para fazer o curso de verão da FGV. Eu já achava a Matemática algo legal, mas na pandemia comecei a estudar com mais afinco com alguns colegas de outros estados e aprofundei meus conhecimentos por meio dessa troca”, disse.


Emoção é uma das palavras que descreve a experiência do jovem Nicolas na Cidade Maravilhosa. De origem humildade, será a primeira vez que Nicolas embarca em um avião, embora ele já tenha experiência ligada a essa que é considerada uma das mais importantes instituições de ensino do país. “Eu até participei de um curso da FGV, chamado Seleção de Talentos, mas foi aqui pertinho, em Cachoeira do Campo, em 2022”. Na ocasião, Nicolas conheceu o professor Luciano Guimarães Castro, uma inspiração para o jovem. “Estou muito ansioso para chegar domingo e estar no avião com meus amigos”.


Ainda cheio de orgulho, Nicolas disse também se sentir muito feliz de representar seu bairro, suas escolas e cidade. Nicolas conta que antes olhava seus amigos com facilidade para a Matemática e pensava — eles nasceram para fazer isso! “Em muitas aulas, eu mal conseguia acompanhar o raciocínio deles. Só que, ao longo do tempo, eu fui estudando e apurando o meu raciocínio lógico para começar a resolver problemas”.


“Quem me inspirou a paixão pela matemática foi minha avó. Foi ela que me ensinou a contar, além do professor Igor Alves, professor do Polivalente que me inspirou a estudar na pandemia e conseguir a minha primeira medalha na Olimpíada de Matemática”.


Nicolas não poupa agradecimento a pessoas que fazem parte de sua trajetória, seja dando força ou o encorajando a continuar. “Um abraço para o professor Igor Alves que leciona no Polivalente, já que foi ele que me incentivou a estudar para a Olimpíada e para o professor Antônio que dá aula no IF do Pará, onde tenho aula nos polos olímpicos de treinamento intensivo. Ele também me ajudou muito com os estudos”.


O objetivo do Curso de Verão é fortalecer a conexão do CDMC com jovens talentos nas áreas de Matemática e disciplinas correlatas. A estrutura do corpo docente contará com professores da Escola de Matemática Aplicada (EMAp), Direito Rio e Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), além de docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).



ree
Foto — Nicolas Aniceto. Crédito — Reprodução.

Para aqueles que desejam participar de forma híbrida, as aulas também serão transmitidas através da plataforma Zoom. Interessados podem entrar em contato através do e-mail cdmc@fgv.br.


bottom of page