Novo sistema para Controle de Estoque da Alimentação Escolar é apresentado as escolas da regional de Ouro Preto
- Thiago Bekrman
- 2 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
A Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, realizou na última terça-feira (30/4), a capacitação do novo Sistema de Controle de Estoque da Alimentação Escolar.
A ferramenta é uma solução inovadora, criada para auxiliar as escolas no preenchimento dos arquivos de estoque, porque além de automatizar o processo e simplificar as tarefas administrativas, também reduzirá o tempo necessário para manter registros precisos e atualizados.
De acordo com a diretora de Suprimento Escolar da SEE/MG, Valéria Batista, o controle de estoque é uma prática comum na gestão de alimentos em instituições públicas, como escolas, para garantir a disponibilidade dos alimentos necessários para as refeições escolares. Além disso, a SEE segue a Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que estabelece diretrizes para a execução do programa, incluindo a necessidade de aquisição de alimentos de agricultores familiares e de pequenos produtores locais, além de garantir a qualidade nutricional das refeições servidas.
O controle de estoque, seguindo essas diretrizes, é uma exigência legal estabelecida pela Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nº 06/2020, conforme descrito no artigo 9º.
O novo sistema está alinhado à gestão descentralizada/escolarizada, em que a unidade escolar deve assegurar a estrutura necessária para o controle de estoque e armazenamento dos gêneros alimentícios. Neste sentido, a Diretoria de Suprimento Escolar (DISE) atualizou e padronizou essas planilhas, facilitando a rotina de controle de estoque na alimentação escolar.
