SEE empossa membros do Comitê Estratégico que irá coordenar ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Minas
- Thiago Bekrman
- 28 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Rede Nacional de Gestão (Renalfa) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), realizou na manhã desta quarta-feira (24/1), de forma on-line, a posse dos membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (Ceec).
O Comitê terá a finalidade de realizar a governança sistêmica do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e de colaborar com a formulação e a pactuação de esforços de implementação de políticas, programas e ações no território mineiro em defesa da garantia do direito à alfabetização.
Suas competências passam por:
Apreciar e aprovar a Política de Alfabetização do Território de Minas Gerais;
Apreciar e aprovar o Plano de Ações do Território Estadual – PATe;
Apreciar relatórios referentes ao monitoramento da implementação de políticas, programas e ações no âmbito do Compromisso e emitir recomendações para o seu aperfeiçoamento;
Sistematizar dados para subsidiar as tomadas de decisões da Secretaria de Estado de Educação e Secretarias Municipais de Educação de Minas Gerais.
As ações do comitê passam por cumprir os eixos de atuação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA, sendo eles:
Governança
Adesão de 100% dos municípios mineiros ao compromisso com indicação de 141 articuladores regionais e 853 articuladores municipais.
Infraestrutura
Dá conta dos materiais impressos, com previsão de entrega para mais de 1 milhão de estudantes e 57 mil docentes e do “Cantinho da Leitura”, em que mais de 4.300 escolas fizeram o plano de ação e cerca de 96% delas estão elegíveis.
Formação
Este eixo é focado na formação para educação infantil ofertada pelas universidades federais e a formação para anos iniciais ofertada pela Escola de Formação, cuja previsão é de 58 mil docentes participantes.
A coordenadora do Comitê, secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria, ressaltou durante o evento que essa articulação é fundamental no fomento às ações em prol da educação. “É essencial que pensemos políticas públicas de forma conjunta no estado, pois é somente assim que vamos conseguir tirar do papel ações efetivas para a educação e o processo de alfabetização. Nosso papel é atuar no sentido de cumprir tudo que está previsto para alfabetizar todas as crianças na idade correta”.
O subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso, reforça que desde o começo de 2023 já está em andamento uma política de integração para a garantia da alfabetização e o comitê será mais um instrumento de reforço das ações. “Por mais que Minas Gerais seja um estado gigante, precisamos fortalecer a rede e avançar no compromisso com a educação. Isso será possível com todas as instâncias fazendo seu papel”.
Pela SEE/MG foram empossados os seguintes membros:
Representando a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica:
Titulares
Kellen Silva Senra (Subsecretária de Educação Básica)
Graziela Santos Trindade (Superintendente de Políticas Pedagógicas)
Suplentes
Weynner Lopes Rodrigues (Superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores)
Geniane Pereira dos Santos (Diretora de Educação Infantil e Fundamental)
Representando a Subsecretaria de Articulação Educacional
Titulares
Gustavo Lopes Pedroso (Subsecretário de Articulação Educacional)
Jânua Caeli Gervásio Galvão (Assessora Chefe de Articulação Municipal)
Suplentes
Gabriela Federman Hoffer (Assessora Chefe da Subsecretaria de Articulação Educacional)
Juliana Pereira da Silva Soares (Analista Educacional da Assessoria de Articulação Municipal)